Curiosidades sobre a nodle.
Conheça alguns gatilhos e fatos curiosos da criação de uma rede descentralizada.
Dalhe galera, Why so serious? na área com mais um artigo da série Nodle, aqui na newsletter do Uai. Fujo das questões técnicas operacionais e econômicas da rede para trazer alguns fatos interessantes da história da nodle. Espero que goste. Fique a vontade para trocar ideias. No fim do texto tem um espaço e a gente bebe um café.
A nodle foi criada no meio de um bear market (2017-18).
Diferente de projetos que nascem nas euforias dos mercados de altas, a nodle pertence a uma privilegiada lista de redes que já atravessaram mais de um bear market cripto.
O token foi lançado no bear market seguinte (atual).
O projeto não apenas sobreviveu ao inverno de 2017-18, como lançou o seu token em corretora no inverno do ciclo seguinte, em Agosto de 2022. A partir de agora, chamarei de nodle as pessoas que gostam de frio 😂😂😂
A semente da nodle foi germinada num festival de música.
Foi para o festival Burning Man, em 2014, no deserto de Nevada, que um grupo de desenvolvedores construiu uma rede para as pessoas poderem se comunicar no festival. Mesmo no meio do deserto e sem nenhum tipo de conexão à telefonia móvel, isso foi possível graças a uma rede de comunicação wireless descentralizada chamada peer-to-peer (P2P) mesh.
Uai, mas o que é P2P mesh?
Como sou da cripto/web3 é mais fácil explicar o P2P. Peer to peer é um modelo de comunicação de dados feita diretamente entre as partes, de uma pessoa para a outra pessoa, sem terceiros. E mesh, pelo o que entendi, é o nome que se dá a uma rede organizada por nodes que podem transmitir dados remotamente. Assim, P2P mesh é um modelo de rede descentralizada de comunicação, feita diretamente entre as pessoas. Dessa forma, elimina-se a necessidade de uma central receber e transmitir dados, já que eles são trocados entre eles.
Inspiração do movimento estudantil.
Em 2014, a Umbrella revolution foi um movimento organizado por estudantes de Hong Kong que protestava por eleições diretas, diante de conturbados conflitos geopolíticos internos na China. Por saberem que o partido chinês controla a comunicação da população, os estudantes desenvolveram uma app P2P mesh para, estrategicamente, protegerem as suas comunicações do partido chinês. Esta app em uma semana teve meio milhão de downloads numa cidade com de cerca de oito milhões de habitantes. A solução que os estudantes de Hong Kong encontraram para driblar o controle ditatorial chinês veio através de uma rede descentralizada, imparável e inquebrável.
Isso é web3 na veia, galera!
Mas o que a umbrella revolution tem a ver com a nodle?
Semanas após desenvolver a rede de comunicação do festival musical Burning Man, o co-fundador e CEO da Nodle, Micha Anthenor Benoliel, turistava por Hong Kong no lançamento da app desenvolvida pelos estudantes. Um movimento revolucionário que dava a cada estudante a possibilidade de ser um node de uma rede livre e privada para comunicação foi um gatilho especial para o nascimento da rede nodle anos depois.
A rede está em todo canto.
Atualmente, a rede nodle está em todos os continentes, em 180 países e mais de 4.000 cidades ao redor do mundo. Isto significa, espalhar a tecnologia da blockchain e sobretudo o ecossistema polkadot para o povo.
Web3 mullet.
Por ser simples o processo de instalação da app, em menos de 90 segundos, um smartphone torna-se um node da rede e uma wallet. Ou seja, a app Nodle Cash simplifica um gargalo das criptomoedas, a criação de uma conta na blockchain. A app dá acessibilidade ao processo de gerar um endereço público, armazenar as chaves privadas, passar ser um node da rede e ainda receber recompensas numa simples tarefa de fazer o download da app. É a magia acontecendo! A Nodle dá acesso amigável à blockchain, ou “web3 mullet”. Praticidade na frente e blockchain atrás.
Maior número de hodlers entre as parachains.
Exatamente por simplificar a blockchain para as pessoas, que a nodle possui o maior número de carteiras entre as parachains da polkadot.
Antes de ir para a polkadot, a nodle congestionou uma rede.
Em 2020, a nodle saturou a blockchain Stellar Network por um elevado número de transações. Após esse evento, o time decidiu que seria melhor ter uma blockchain própria e escolheu a polkadot para essa migração. Segundo o Mica, a escolha da polkadot foi devido ao fato de além de “possuir um forte ecossistema, oferece algo que é importante entre as blockchains: interoperabilidade”.
Arcadia.
Ao decidir tornar-se uma parachain na polkadot para trazer mais segurança e velocidade nas transações da rede, o time então desenvolveu a sua blockchain em linguagem substrate e batizaram-na de Arcadia. Em Março de 2022, a Arcadia tornou-se a 11ª parachain da polkadot.
“Todos somos nodes, alguns apenas não sabem disso ainda” (Mika Anthenor Benoliel)
Bem, por enquanto é isso. Gostou de saber dessas curiosidades? Deixe o seu comentário e partilhe este artigo com as pessoas que você acredita que tenham interesse em participarem desta revolução. Convido a ser um node dessa rede descentralizada e ganhar recompensas pelo trabalho do smartphone.
Este artigo foi baseado na palestra que o Mica, CEO da Nodle, fez no polkadot decoded 2022, em Buenos Aires, Argentina. Clique aqui para assistir (em inglês).
Obrigado por ler este conteúdo que fiz com carinho.
Até a próxima, nodlers!
--
Junte-se a comunidade oficial da @NodleBR do telegram (clique aqui).
--
Faça da experiência de ser node da rede Nodle a mais positiva possível! 💛💙
--
O conteúdo aqui apresentado foi feito por mim com caráter informativo e educacional. Não pretendo fazer indicações de investimento, apenas contribuir para a sua própria pesquisa. E claro, eu posso estar errado! Portanto, não me siga, que eu também estou perdido.
DYOR