Por que tokens da Polkadot não entram na metamask?
Entenda um pouco mais sobre carteiras e neste primeiro artigo vamos falar sobre uma dúvida comum
ATUALIZAÇÃO 17/AGO/2024
Este artigo foi escrito quando a Nodle estava na Polkadot. Como a explicação segue a mesma para os tokens da Polkadot, eu apenas mudei o título, mas você pode substituir todos “Nodle “no texto pelo token de sua preferência.
**
Fala, galera do bem, beleza? Seja bem vinda à newsletter do Uai. Eu sou o Why so serious? e trago mais um artigo da Nodle e o primeiro para falar de carteiras. No total serão 3 artigos, introdução, carteiras polkadot e o último exclusivo para a ledger.
Nesta introdução, convidei o Lui5, um grande estudioso de blockchain e embaixador da polkadot, que revisou e somou o seu conhecimento para este artigo. Espero que você consiga entender porque não é possível enviar NODL para carteiras como a metamask, por ex. Se você quiser trocar ideias, use o espaço no fim da página e a gente bebe um café. Bora lá?
Qual é o contrato do token?
Essa é uma pergunta super normal para quem já explora o DeFi e costuma fazer a auto custódia dos tokens. Ou seja, retirar os tokens comprados em corretoras centralizadas (kraken, mexc, gate.io, mercado bitcoin, etc) e enviar para um endereço próprio na blockchain.
Aliás, se vocẽ prefere fazer a posse dos tokens, tamojuntão 🧡🧡. Isso é um dos princípios das criptos que eu mais admiro, a auto-custódia. Você, como eu, carrega consigo a célebre frase que diz que se você não tem as chaves do cofre, na verdade, você não é dona/o dos seus dinheirinhos. A famosa:
not yours keys, not your coins
Mas voltando para a questão, para falarmos de contrato de tokens, precisamos entender o que isso significa. As chamadas blockchains de contratos inteligentes são blockchains onde é possível criar contratos que serão executados automaticamente ao seguir um conjunto de regras previsto em código, sem a necessidade de confiar que a outra parte vai honrar com seu compromisso, é tudo automatizado, esses contratos circulam numa camada acima dentro de uma blockchain, não interferindo em seu funcionamento básico.
É possível criar vários conjuntos de regras e normas e formaliza-las num contrato. Na 1ª e maior blockchain de contratos inteligentes, Ethereum, um desses conjuntos se chama ERC20, que formaliza as condições para a criação de um token, que é diferente da moeda Ether (ETH), pois a Ether vive numa camada inferior e não é afetada por qualquer criação de novos tokens no padrão "ERC20" na camada superior.
Existem diversos tipos de redes de contratos inteligentes hoje em dia, cada um com seu nome (ou sem nome algum) para seu próprio conjunto de regras e normas para tokens que circulam na camada superior de cada rede, na BNB Chain temos tokens "BEP20", na Solana tokens "SPL", na Algorand tokens “ASA” e por aí vai.
Entretanto, a Nodle está na Polkadot e diferente das redes citadas, no ecossistema Polkadot, algumas blockchains são de contrato inteligente como Moonbeam e Astar, enquanto a maioria são aplicações específicas pra executar uma função, sem a permissão para criação de tokens numa camada superior, apenas contanto com a própria moeda da blockchain na camada inferior, portanto, sem contratos de tokens e muito mais leve. E esse segundo caso é da nodle, contratos inteligentes específicos para missões e sem novos tokens em cima da rede nodle.
Então, como adicionar NODL na metamask?
Não é possível ainda. Apesar de carteiras como metamask, trustwallet, coinbase, safepal, etc conseguirem se comunicar com diversas redes, elas não se comunicam ainda com a rede nodle. No caso específico da metamask, a sua interface reconhece um conjunto de códigos chamado Ethereum Virtua Machine (EVM). É através dessa interface, que a carteira que consegue se comunicar com a blockchain. E a nodle não possui a EVM em sua blockchain. Portanto, não é possível enviar NODL para a metamask.
Até pode ser que num futuro nem tão distante que seja possível enviar NODL para a metamask/trust/safepal. Tanto pela própria nodle ou, até mais provável, via outra parachain da polkadot, como a moonbeam, que é específica em conectar o ecossistema polkadot à EVM. Mas pra já, não é possível! Lembre-se que a nodle está na polkadot e a linguagem da rede é diferente, portanto, as carteiras precisam ter uma interface diferente também.
O que acontece se eu enviar NODL para carteiras EVMs?
Não faça isso! Você irá perder integralmente o dinheirinho enviado e não será possível reversão se a transação for validada no bloco.
Então, como fazer a custódia dos tokens NODL?
Essa pergunta irei responder no próximo artigo, mas vimos que precisam ser carteiras que consigam conversar com a rede polkadot. E como eu não gosto muito de suspenses hahah irei antecipar agora uma resposta simples e segura: você pode fazer a custódia de NODL na própria app Nodle Cash! Então em breve, trarei detalhes de como enviar para a app e quais as carteiras suportam NODL. Você pode se inscrever para receber gratuitamente esse e todos os próximos posts da newsletter do Uai.
Obrigado por ler este conteúdo que fiz com carinho. E também um agradecimento especial ao Lui5 pela contribuição a este artigo. Tamojunto meu mano!!!
Até a próxima, nodlers!
--
Junte-se a comunidade oficial da @NodleBR do telegram (clique aqui).
--
Faça da experiência de ser node da rede Nodle a mais positiva possível! 🧡🧡
--
Newsletter do Uai.
Essa newsletter são textos de opinião pessoal cuja a única intenção é colaborar com o entendimento popular de blockchain. Espero bem que você entenda que não faço recomendação de investimento, até porque eu não gostaria de ser recomendado por quem está perdido hahah.
--
Recomendações para DYOR.
--
UPDATES
29/Out, 18h UTC - Atualizada a parte que define EVM e como a carteira se comunica com a blockchain.